A 2ª edição do livro "Tradições Musicais da Ilha Graciosa", do Padre Norberto da Cunha Pacheco, é lançada no próximo dia 8 de agosto, no arranque das Festividades em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
A apresentação que terá lugar no Multitusos de Santa Cruz da Graciosa, a partir das 20h30, incluirá atuações de um grupo de músicos da Sociedade Filarmónica União Praiense, Grupo de Musica Popular "Concordas", Manuel José e Filho e ainda um momento de folclore.
O livro "Tradições Musicais da Ilha Graciosa" foi lançado em 1997 para "transmitir uma visão panorânica das principais manifestações musicais desta ilha", com base em escritos do Pe. José Luis Fraga e recolhas de Artur Cunha de Oliveira.
Além da recolha de fotografias de muita gente anónima, o Padre Norberto incluiu também neste livro muitos testemunhos e entrevistas a diversos graciosenses "sabedores destes assustos" da musica e das tradições. O livro tem ainda um interessante capitulo sobre os orgãos de tubos existentes nos Açores.
"Ficar apenas a olhar o passado com uma titude saudosista de que tudo se foi, está errado. Mas, cortar totalmente com este passado, sem tentar colher algo para dar sentido às nossa origens, neste caso as nossa expressões musicais, será cair no mesmo erro" – escrevia em 1997 o Pe. Norberto Pacheco.
Natural da Vitória, ilha Graciosa, onde nasceu a 24 de janeiro de 1942, Norberto da Cunha Pacheco foi ordenado padre em maio de 1966, tendo exercido a sua atividade nas Lajes da Terceira, Santa Cruz das Ribeiras (Pico), São Mateus e Luz (Graciosa) e Ribeira Seca, Calhetas e Conceição da Ribeira Grande (S. Miguel).
Além das obras em igrejas e centros paroquiais, dedicou-se a outros escritos que foi publicando na Graciosa e nas paróquias onde trabalhou. De regresso à terra natal, continua a colaborar com os sacerdotes locais e a participar na vida da comunidade.