Graciosa e Águia são concorrentes diretos e tinham empatado sem golos os dois jogos da primeira fase.
Mas a história de hoje foi outra e começou a escrever-se logo aos 3 minutos. Nuno Laró cometeu falta com o cotovelo sobre Marcinho que, à passagem do adversário, levanta a perna direita e atingue o jogador da equipa micaelense.
O arbitro micaelense, Pedro Amaral, viu apenas a segunda infração e mostrou vermelho direto ao ponta de lança da equipa da casa. Exagero ou não vai do critério de cada um, mas o juiz da partida parecia nervoso sempre que se dirigia aos jogadores graciosenses.
O Graciosa reagiu e marcou de livre direto. Tomás Cordeiro inaugurou aos 13 minutos.
No entanto, a resposta do Águia foi rápida e logo no minuto seguinte Rodrigo Simão fez o golo da igualdade.
Mesmo a jogar com 10 a equipa da casa foi a mais perigosa. Cláudio Serra rematou para defesa de Luis Almeida. Na melhor defesa do encontro o guarda redes do Águia teve de subir ao 2º andar para travar a cabeça de Adriano Sousa.
O Graciosa ainda teve uma excelente ocasião para marcar no primeiro minuto da segunda parte, mas Luís Filipe tinha a mira demasiado afinada.
Quem não marca arrisca-se a sofrer conforme aconteceu. Rodrigo Simão tirou a defesa da frente e fez o segundo aos 55 minutos.
Aos 61 Cláudio Serra já arriscou o vermelho mas 3 minutos depois acabou mesmo por ver o segundo amarelo, após uma falta igual a outras que não tiveram a mesma consequência.
A jogar contra 9 o Águia encontrou finalmente mais espaço e ampliou a vantagem aos 77 minutos. Rodrigo Simão parece partir de posição irregular mas a imagem não é esclarecedora. Aos 81 minutos Rodrigo Simão volta a saltar ao livre e é ainda o defesa Fábio Picanço o ultimo a tocar na bola para o 4º golo do águia.
Na área contrária Luís Filipe sofreu falta para penálti mas mais uma vez valeu a opinião soberana do árbitro que, no entanto, seguiu sempre o que vem nos livros quanto às expulsões.
Já perto do fim André Sousa viu o vermelho direto por palavras e também o adjunto Carlos Picanço recebeu ordem de expulsão.
O Graciosa ficou mais perto da descida e sobretudo aos mais novos é difícil entender o porquê de acabar assim o sonho da permanência.