A turma do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural da EBS da Graciosa apresenta o seu projeto “TRILHOS COM HISTÓRIA”.
A ideia deste projeto nasce da simbiose entre as disciplinas de Educação Física (atividades de exploração da natureza) e de História, tocando ainda, de forma crucial, noutras áreas como a Geografia, as Ciências, o Português, as Línguas Estrangeiras, a Gestão, e a Informática.
Pretende-se, assim, que os alunos sejam qualificados para participar na aplicação de políticas de desenvolvimento turístico. Por conseguinte, é um objetivo que os mesmos conheçam a Ilha a fundo, nas suas diversas vertentes, percebendo o que esta tem para oferecer a quem a visita e a quem nela vive. Incidindo em trilhos e atividades na natureza, complementados com informação histórica, geológica, social e cultural, este foi um ponto de partida para uma descoberta da Ilha em que vivem, facultando a vivência de novas experiências, repletas de conhecimento e aprendizagens práticas motivadoras. Procura-se, assim, uma eficaz transferência para o futuro profissional e pessoal destes alunos, dotando-os de diversas competências, para que, um dia, possam intervir com qualidade e espírito empreendedor no Turismo local.
As competências a desenvolver nos alunos são as seguintes:
• Proceder ao levantamento de recursos e potencialidades turísticas locais e regionais;
• Organizar e dinamizar percursos turísticos de interesse regional;
• Acolher, acompanhar e animar turistas;
• Acolher, acompanhar e animar turistas;
• Proceder à promoção e animação de espaços naturais e zonas rurais;
• Participar na sensibilização e preservação ambientais e culturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações;
• Promover a animação turística;
• Participar na elaboração de estudos de mercado;
• Gerir e dinamizar unidades de Turismo em Espaço Rural;
• Comunicar em duas línguas estrangeiras, evidenciando um conhecimento dos aspetos histórico-culturais;
• Aplicar conhecimentos referentes à constituição legal e organizacional duma empresa do setor;
• Promover hábitos de vida saudável, através da prática de atividade física.
O projeto tem várias fases e momentos:
• Experienciar Trilhos previamente definidos, em algumas sextas-feiras, durante o seu horário escolar, para que possam receber informação importante de professores, e de outras pessoas e entidades envolvidas em atividades desta natureza (Parque Natural, Serviço do Desporto, Câmara Municipal, Museu, entre outros). Associa-se a reportagem fotográfica, que é exposta no facebook Trilhos com História, como forma de mostrar a passagem pelos locais de interesse e paisagens interessantes, constituindo uma espécie de estímulo a toda a comunidade e a eventuais turistas, para que se sintam motivados e curiosos em praticar Trilhos;
• Organizar, esporadicamente, Trilhos com História para a comunidade da Ilha participar, promovendo hábitos de vida saudável na população em geral, e proporcionando aos alunos a oportunidade de assumirem o papel de impulsionadores de eventos desta natureza;
• Acolher uma turma do Ensino Secundário da Escola Básica e Secundária da Calheta (Ilha de São Jorge), dando a conhecer o Turismo na Natureza da Ilha Graciosa, com a concretização de trilhos pedestres, atividades aquáticas, terrestres, culturais e sociais, delineadas e organizadas pela Turma de Turismo Ambiental e Rural da nossa Escola;
• Premiar os alunos com uma viagem à Ilha de São Jorge, experienciando e conhecendo o Turismo na Natureza de outra Ilha dos Açores, percebendo ainda os mecanismos das empresas turísticas lá implementadas. Esta viagem demarcará também a finalização do Ensino Secundário, por serem finalistas do Curso Profissional;
• Realizar a Prova de Aptidão Profissional (PAP), dedicando-se à exploração e ao estudo de determinado trilho, não esquecendo que as várias temáticas estão interligadas e que se podem cruzar para a organização de um evento ou atividade. Cada Trilho conterá várias experiências, sejam elas atividades do desporto radical, mergulho, degustação da gastronomia graciosense, banhos em águas termais, piqueniques em praias desertas, estadia em moinhos, passar pela experiência de vindimar, atividades culturais de leitura de poemas/música/dança/teatro/fotografia em pontos turísticos específicos, almoço típico no mar, em barcos históricos da Ilha, passear de burro, reproduzir um determinado momento histórico, como o lavar roupas nas lavadeiras, ou a caça à baleia, entre outras vivências enriquecedoras e únicas. Acrescenta-se a criação de um vídeo promotor do trilho, a elaboração de panfletos em português, inglês e francês.
Identificação das Provas de Aptidão Profissional (PAP), por aluno:
1 – Trilho dos Baleeiros (por Ana Santos)
2 – Rota Sagrada (por Antero Silva)
3 – Grande Rota – Graciosa Trail Run (por Bernardo Picanço)
4 – Trilho Festas e Tradições (por Carla Bettencourt)
5 – Trilho Paisagístico – Caldeira (por Cassandra Valério)
6 – O Sabor da Graciosa (por Cátia Costa)
7 – Trilho Arquitetura da Água (por Inês Silva)
8 – Nature Camping (por João Paulo Picanço)
9 – Trilho dos Moinhos de Vento (por Jorge Bettencourt)
10 – Trilho Marés Vivas (por José Coelho)
11 – Stopping Trail (por Júlia Melo)
12 – Trilho da Maria Encantada (por Maria Pais)
13 – Trilho dos Descobrimentos (por Miguel Dias)
14 – Burricada (por Simão Melo)
15 – Circuito das Vindimas (por Susana Silva)
Este projeto é potenciado pela colaboração dos professores da Turma de Turismo Ambiental e Rural, do Conselho Executivo, do Coordenador do Serviço de Desporto da Ilha Graciosa, do Clube Desportivo Escolar Ilha Branca, do Parque Natural da Graciosa, Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, havendo ainda a intenção de pedido de colaboração às Juntas de Freguesia, Museu da Graciosa, Adega Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, Serviços de Ambiente da Graciosa e Centro de Visitantes da Furna do Enxofre.
Escola Básica e Secundária da Graciosa
Professoras Responáveis: Rita Ávila e Susana Menezes
(Logotipo do projeto)