Alunos das turmas A, B e C do 12º ano, da Escola Básica e Secundária da Graciosa têm em marcha a "Viagem à Lisboa d’Os Maias", um projeto que envolve as disciplinas de Cidadania, Português, Inglês, Geografia e História.
Este projeto tem como principal objetivo uma viagem à cidade de Lisboa e a visita aos locais mencionados na obra Os Maias, obra estudada pelos alunos durante o 11° ano.
Com esta visita de estudo, que decorre de 17 a 23 de julho de 2021, também serão trabalhados temas de outras disciplinas, como Geografia, e da área curricular não disciplinar de Cidadania.
A viagem à capital terá a duração de 5 dias, sendo o primeiro dedicado à descoberta da baixa, incluindo os Restauradores, Avenida da Liberdade, Rua dos Condes, Rossio, Praça da Figueira e Terreiro do Paço.
No segundo dia serão explorados o Chiado, Rua Garrett, Rua Ivens e Grémio Literário.
A viagem prossegue no 3º dia pela Rua do Ferragial, Rua Vitor Cordon, Teatro Nacional de São Carlos, Largo do Chiado, Rua Serpa Pinto, Largo Rafael Bordalo Pinheiro e Teatro da Trindade.
No 4º dia serão visitadas as zonas de São Pedro de Alcântara, Rua de São Marçal, Café Tavares, Praça Duque de Bragança e Praça Luís de Camões, entre outras.
No 5º dia da visita de estudo os alunos irão à Mesquista de Lisboa, antes da viagem de comboio para Sintra.
Ao longo de 3 anos letivos foram realizadas diversas atividades, pelos alunos, para angariação de fundos para a realização da viagem.
São objetivos gerais do projeto:
– Implementar a componente de Cidadania e Desenvolvimento, com vista ao exercício da cidadania ativa, de participação democrática, em contextos interculturais de partilha e colaboração.
– Fomentar nos alunos o desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma de informação, com vista à resolução de problemas e ao reforço da sua autoestima e bem-estar.
– Dinamizar o trabalho de projeto e o desenvolvimento de experiências de comunicação e expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal, valorizando o papel dos alunos enquanto autores, proporcionando-lhes situações de aprendizagens significativas.
– Valorização da língua e da cultura portuguesas, enquanto veículos de identidade nacional.