Autoridade de Saúde Regional tem 54 graciosenses em confinamento
Tiago Lopes revelou neste sábado, na conferência de imprensa que diáriamente acontece às 16 horas para atualizar os dados relativos à pandemia de Covid-19 nos Açores, que estão em vigilância ativa 54 graciosenses.
Nos Açores, segundo anunciou o Diretor Regional da Saúde, estão agora 1722 vigilâncias ativas, que resultam de 665 sinalizações da Linha Saúde Açores e 1067 do trabalho de campo das Delegações de Saúde.
O Corvo é a única ilha que não tem pessoas em vigilância ativa.
Estes cidadãos em "confinamento obrigatório" estão a ser vigiados pelas Delegações de Saúde de Ilha, podendo as Autoridades de Saúde recorrer às forças de segurança a partir da meia-noite, quando entram em vigor as medidas do Estado de Emergência.
No balanço deste sábado, Tiago Lopes confirmou o 4º caso positivo nos Açores (2º positivo em São Jorge), havendo também 38 casos suspeitos, dos quais 25 surgiram nas últimas 24 horas, que aguardam colheita de amostras ou resultado de análises.
O responsável pela Autoridade de Saúde Regional sublinhou ainda que não há transmissão local do Covid-19 nos Açores, sendo os 4 casos positivos até agora confirmados importados por cidadãos que regressaram de férias.
Aliás, segundo Tiago Lopes, relacionado com o grupo de São Jorge surgiu hoje um caso suspeito na ilha do Pico que viajou no mesmo avião.