A Associação Graciosense de Promoção de Eventos (AGRAPROME) organiza a Primeira Prova de Natação de Águas Abertas, em parceria com o Parque Natural da Graciosa, Serviço de Desporto da Graciosa e Associação de Natação da Região Açores.
A iniciativa realiza-se neste sábado, dia 21 de julho, a partir das 14 horas, na baía da Praia, estando inscritos 11 participantes.
A organização criou ainda uma "Prova de Experimentação de 300 metros", sendo as inscrições feitas no local.
A cerimónia de entrega de troféus decorrerá também no areal, no sábado, a partir das 17 horas.
A primeira prova de natação de águas abertas ‘No reino do Paínho-de-Monteiro” visa assinalar o 10º aniversário da descrição desta espécie endémica dos Açores.
A prova consiste na ida e volta entre o areal da Vila da Praia e o Ilhéu, no total de três quilómetros, permitindo uma experiência magnífica pelo facto de se tratar de uma profundidade reduzida, onde o nadador consegue ter boa visibilidade do fundo, desfrutando de uma paisagem ímpar.
Classificado como ‘vulnerável’ na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza, o painho-de-monteiro é a menor ave marinha dos Açores, apresentando um comprimento de apenas 18 a 20 cm e um peso entre 35 e 60 gramas, estando comprovada a sua existência apenas na ilha Graciosa.
A espécie tem uma “população muito reduzida, com cerca de 300 casais reprodutores”, sendo que “as colónias de nidificação localizam-se em pequenos ilhéus desabitados, como é exemplo o Ilhéu da Praia.