Os deputados eleitos pelos círculo dos Açores à Assembleia da República dizem que celebrar 50 anos de Autonomia é honrar o passado mas também refletir sobre o futuro.
Defendem que o Estado tem de fazer mais e reconhecer que é preciso compensar os sobrecustos da insularidade, e ter mais consideração pelas singularidades da Região.