Os navios de cabotagem passam a ligar todas as semanas as ilhas Graciosa e Santa Maria. Os custos portuários suportados pelos armadores nestas duas ilhas são reduzidos para metade.
Estas medidas resultam de um memorando assinado entre a Secretaria dos Transportes, a Portos dos Açores, Mutualista Açoreana, Transinsular e GSLines com o objetivo de aumentar as ligações marítimas comerciais interilhas e com o continente mas sem que aumente os custos de operação sobre o transporte marítimo de mercadorias e os preços para os consumidores.
Esta é uma das propostas que resultam do estudo encomendado pelo Governo sobre o transporte marítimo na Região. De acordo com o estudo, “o modelo de transporte marítimo não pode estar baseado apenas nas ligações diretas com o exterior”, sendo por isso “necessária uma nova abordagem de modo a fortalecer o mercado interno”.
O estudo aponta para a promoção do tráfego local, “quer nas ligações interilhas, quer na articulação com os serviços de cabotagem insular, e para a introdução de medidas de eficiência no sistema portuário da Região”.
O Governo Regional e a Portos dos Açores vão agora desenvolver dois estudos: um sobre a viabilidade do aumento do comprimento máximo e calado de navio admitido nos portos de Vila do Porto e da Praia da Graciosa e outro sobre as “possíveis reformas” no modelo e na gestão da operação portuária nos portos da Região para “aumentar a sua eficiência e operacionalidade”.