A partir de 1 de janeiro de 2025, uma garrafa normal de gás butano nos Açores passará a custar 23,77 euros – um aumento de 5,47 euros.
O Governo Regional explica que este aumento do preço resulta da conjugação de vários fatores – em nota de imprensa, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas adianta que a adoção de uma nova fórmula de cálculo para a fixação do preço do gás passa a ter o custo do produto atualizado mensalmente, de acordo com cotações internacionais, tal como se verifica nos restantes combustíveis.
Além disso, foram atualizadas as restantes componentes da fórmula de cálculo do preço máximo de venda que, de acordo com o Executivo, se mantinham inalteradas há mais de 10 anos.
O Governo reconhece ainda que a não atualização das componentes dos custos logísticos e o congelamento administrativo, em 2019, do preço do produto na origem, colocaram enorme pressão sobre as entidades distribuidoras que ameaçaram interromper o abastecimento à Região.
O Executivo afirma que estas alterações resultaram de um estudo técnico realizado por um consultor externo – a nova fórmula de cálculo já foi comunicada ao Tribunal de Contas.
O JPP já veio condenar a coligação governativa e o Chega pelo aumento do preço do gás a partir de janeiro.