Conversas com Ciência
Personalidades ligadas às ciências sociais e exatas passam por este programa de entrevista conduzido pelo jornalista Armando Mendes
Personalidades ligadas às ciências sociais e exatas passam por este programa de entrevista conduzido pelo jornalista Armando Mendes
As casas dos Açores no Brasil são passadas a pente fino no mais recente livro de Igor Lopes. O jornalista e escritor brasileiro garante em Conversas com Ciência que tais casas são viveiros de cultura açoriana, mas bem inserida nas vivências locais. O que une tudo é o culto ao Espírito Santo.
Emigrou da ilha Terceira para os EUA à procura do "sonho americano", mas encontrou o "inferno açoriano" nas leitarias do Vale de São Joaquim. Uma vaca zangada que não queria ser ordenhada deu-lhe uma coça violenta que o deixou a lavar pratos em Los Angeles, onde descobriu o sistema de ensino americano e chegou a professor catedrático. Questionado sobre Trump, Francisco Cota Fagundes responde com lágrimas.
Com apenas 15 anos, já escreveu um livro de aventuras no qual aborda a violência doméstica, tema que a perturba. Catarina Costa lamenta em Conversas com Ciência que os jovens estejam demasiado expostos às redes sociais e às fake news. O seu próximo livro será um romance e já está a ser pensado.
Promover o património dos Açores passa por valorizar âncoras como Angra do Heroísmo, a paisagem do vinho do Pico e o museu subaquático da Região. Em Conversas com Ciência, o arqueólogo José Luís Neto defende que é preciso aproximar os profissionais do património da opinião pública.