Mistérios da Magia
Um professor de ilusionismo partilha conhecimento sobre mistérios da Humanidade, revelando os principais conceitos dos truques de magia e explicando os diferentes fenómenos da física, química, matemática, história, psicologia...
Um professor de ilusionismo partilha conhecimento sobre mistérios da Humanidade, revelando os principais conceitos dos truques de magia e explicando os diferentes fenómenos da física, química, matemática, história, psicologia...
O último episódio é um convite a viajar pelos principais conteúdos do programa e a levar o espetador ao cerne da questão - o que é a magia? Com a colaboração de vários especialistas, conhecemos a nossa mente e a importância que ela tem na construção da identidade e na experiência da felicidade. Se tudo acontece no nosso cérebro, a magia também. Assim, percebemos que tudo é relativo - e desde que se alcance o Conhecimento - nada nos deverá meter medo, nada nos deverá assustar, nada nos deverá aprisionar. A Verdade liberta.
A criação de imagens a partir de realidades pode ser uma forma de entender a relação que estabelecemos entre a verdade e a ilusão. Ainda assim, distúrbios do cérebro podem provocar a um comportamento fora da norma, o que faz com que cada vez seja mais importante conhecer o nosso cérebro. Assim, os mágicos sempre se serviram desta capacidade para provocar fascínio, para encantar, para mudar o mundo.
A imaginação e capacidade que o ser humano tem de associar ideias despertou o sentido que temos da realidade dos símbolos e dos rituais. No episódio de hoje, exploramos o fascínio em torno daquilo que nos transcende, estando em causa o impacto que aquela realidade tem no quotidiano - ainda que possamos ver coisas onde elas não existem, há verdades que vão muito além da nossa imaginação.
A tradição popular guarda rituais, símbolos e mensagens que se perdem no espaço e no tempo. Neste episódio vamos falar sobre o Espírito Santo - uma abordagem diferente para quem quer falar do transcendente através imagens, histórias e ideias.
O marketing faz parte do quotidiano e sem ele o mundo não seria a mesma coisa. Se uns dele dependem para sobreviver, outros utilizam-no para ganhar vantagem. Assim, também a magia se socorre desta arte para encantar e passar da ilusão ao prestígio - aqui reside a chave: não se trata de falar verdade ou mentira, mas de levar a acreditar.