No passado dia 9 de Janeiro, a Escola Básica e Secundária Secundária Tomás de Borba foi galardoada, no âmbito do programa Ciência na Escola, com uma menção honrosa ao projecto “A Robótica ao serviço de todos”.
O projeto consistiu na criação de um CNC (computer numerical control) programável pelo Clube de Robótica da escola. O CNC desenha objetos simples, para que os referidos alunos, principalmente os que têm paralisia cerebral, os possam identificar (ex: escolher o objeto de um conjunto de botões com diferentes formas e cores).
Esta é uma forma de humanizar a escola, colocando alunos do terceiro ciclo a desenvolver uma atividade em que todos ficam a ganhar. Os alunos do ensino regular ganham com o conjunto de aprendizagens formais e não formais adquiridas e os alunos do ensino especial ganham uma nova ferramenta de trabalho.
A escola assume estrategicamente a diminuição, sistemática e sustentada, do insucesso e do abandono escolar e cria condições para a qualidade e relevância social das aprendizagens. O combate ao insucesso e abandono escolar e a qualificação das aprendizagens são prosseguidos em estreita consonância com a perspetiva de responsabilidade social e de inclusão no sistema educativo das crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
A entrega da distinção foi efectuada em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, no decorrer da 15ª edição da entrega dos Prémios da Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola".
Esta é a primeira vez que esta escola é distinguida ao nível do 3º ciclo, tendo sido a única escola pública dos Açores a constar na lista dos 100 melhores projectos, no 4º Escalão.