A região tal como o resto do país a região encontra-se em Estado de Emergência desde as 00h de hoje e até ao dia dois de abril.
A autoridade de saúde anunciou hoje mais um caso positivo de Covid-19, uma mulher de 23 anos. São neste momento 12 registos positivos, sete provenientes de São Jorge, dois de São Miguel, dois da Terceira e um do Faial.
Dos 20 casos suspeitos registados ontem, 18 tiveram resultado negativo, um positivo e um aguarda a colheita para análise laboratorial.
Hoje a região tem 13 casos suspeitos e 1926 vigilâncias ativas, números referentes às 00h de hoje.
Das 1926 vigilâncias ativas, 740 registaram-se através de contactos para o Serviço Regional de Saúde e 1186 pelo trabalho de campo das delegações de saúde.
Desde ontem que Açores passaram a poder fazer as análises laboratoriais no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira de forma autónoma sem necessidade de reconfirmação pelo Instituto Ricardo Jorge. Tiago Lopes afirma que o laboratório da Terceira está apto a responder às necessidades da região.
Os resultados das pessoas que levaram uma unidade hoteleira, em Ponta Delgada, ao confinamento obrigatório foram negativos. Estes eram contactos diretos com um caso positivo, o que significa que nos Açores continua a não haver cadeias de disseminação, todos os casos são importados.
Tiago Lopes diz ser contraproducente vincar uma data para o pico do surto, ao contrário do que foi dito a nível nacional pela Ministra da Saúde, Marta Temido.A Autoridade Regional da Saúde afirma que não são conhecidos os comportamentos deste novo Coronavírus e que seria despropositado estabelecer datas ou fazer planeamentos das curvas para já.
A Secretaria Regional da Saúde e a do Turismo estão a trabalhar em conjunto para providenciar espaços aos profissionais de saúde que eventualmente possam ser infetados, caso a situação evolua.
Tiago Lopes disse ainda que os aeroportos e os portos da região foram das principais preocupações do plano de contingência desde o início. Foram criadas circulares normativas para que se elaborassem os planos de contingência e informassem os trabalhadores como prevenir e proteger, estando estes preparados para lidar com possíveis riscos.
A finalizar a Autoridade Regional de Saúde frisou que a região, comparativamente ao todo nacional, tem um número de ventiladores acima da média.
RTP/Açores