A relações entre o cérebro e o comportamento humano são ponto de partida para a conversa semanal com o Dr. João Ribeira. A neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda, precisamente , as relações entre o cérebro e o comportamento humano.
também disponível
O cérebro humano necessita de apenas 150 milissegundos para processar a estrutura de frases simples.
Contudo, será que processar automaticamente a estrutura gramatical de uma frase equivale verdadeiramente à sua compreensão?
Os estudos mais recentes demonstram que a forma como as crianças interpretam e processam o acontecimento traumático constitui um indicador mais fiável da sua futura saúde mental do que outros fatores que, empiricamente, poderíamos considerar mais significativos, tais como a gravidade do trauma, a idade ou o sexo da criança.
As pessoas bilingues apresentam uma vantagem considerável no que diz respeito à idade de aparecimento dos sintomas de Demência.
Estudos indicam que, nestas pessoas, o hipocampo e outras estruturas cerebrais fundamentais mantêm-se intactos, mesmo nos casos em que a doença já está instalada.
Nos dias de hoje, é normal as pessoas a queixarem-se de cansaço mental.
Certas tarefas cognitivamente mais exigentes diminuem a conectividade entre os lobos frontal e parietal do cérebro.
É interessante descobrir que o cérebro tem mecanismos automáticos para compensar o cansaço mental.
É mais comum cometermos erros em tarefas simples, se estivermos mentalmente cansados.
Nem todos os indivíduos diagnosticados com esquizofrenia têm alucinações auditivas, mas é um fenómeno relativamente frequente nesta população.
Nesta conversa discutimos os mecanismos pelos quais surgem estas afamadas alucinações.