
Conversas com Ciência
Personalidades ligadas às ciências sociais e exatas passam por este programa de entrevista conduzido pelo jornalista Armando Mendes
Personalidades ligadas às ciências sociais e exatas passam por este programa de entrevista conduzido pelo jornalista Armando Mendes
Escreveu o essencial sobre Natália Correia (Imprensa Nacional) e encontrou uma mulher 'complicada' que mesmo na literatura se assume como ativista. Luiz Fagundes Duarte coordena a publicação da obra de Vitorino Nemésio e tem encontrado muitos originais do autor. Vive agora entre a Terceira e Lisboa e diz que não se sente limitado no seu trabalho quando está na sua ilha natal.
As regiões autónomas dos Açores e da Madeira são vítimas do centralismo do Tribunal Constitucional e por isso seria vantajoso que pudessem nomear cada uma um juiz para esse órgão. Francisco Coelho dá como exemplo de centralismo e de ataque à autonomia o processo em curso sobre o controlo dos mares.
A pobreza nos Açores tem duas causas principais. São elas o modelo de desenvolvimento e os salários baixos. Coordenador do Plano Regional para a Inclusão Social, José Manuel Mendes avisa que rendimentos abaixo de 945 euros por mês são uma via rápida para a miséria nos Açores.
A sorte de varas não é uma tradição portuguesa e muito menos açoriana. Aníbal Pires que encabeça o manifesto defende mesmo que a retoma de tal prática pode ter impactos negativos na economia dos Açores sobretudo na indústria do turismo. O antigo deputado lembra as tentativas anteriores para impor a sorte de varas nas ilhas.
A viola da terra ressuscitou nos Açores depois de um período complexo. Rafael Carvalho, um dos principais mestres do instrumento, defende a necessidade de mais escolas de formação e adianta que tanto a viola de 12 como de 15 cordas são hoje instrumentos que não colocam os problemas, por exemplo, de afinação que colocaram no passado.
Siga-nos nas redes sociais
Siga-nos nas redes sociais