A cooperação entre os quatro arquipélagos da Macaronésia é o principal objetivo deste encontro, que teve a sua primeira edição em 2010, em Cabo Verde.
Esta manhã decorrem encontros bilaterais em Santana entre Vasco Cordeiro, o presidente do Governo madeirense, Miguel Albuquerque, e Ulisses Correia da Silva, Primeiro-Ministro de Cabo Verde.
Mais logo, nas Furnas, o programa prevê intervenções políticas e a cerimónia de passagem da presidência da cimeira para os Açores.
Nessa declaração, as partes assumem o compromisso de "fomentar e concretizar parcerias de desenvolvimento nas áreas estratégicas da Economia do Mar, Promoção do Comércio, Turismo e Investimento, Alterações Climáticas e Prevenção de Riscos, Juventude, Cultura; e Investigação, Desenvolvimento e Inovação.
Vai ser ainda aprovado um documento prévio para a candidatura de um projeto de cooperação a financiamento do PO-MAC (Programa Operacional Madeira-Açores-Canárias), denominado "Integra"".
A ideia é melhorar a competitividade das empresas dentro do espaço de cooperação dos arquipélagos.
No programa da cimeira estão ainda previstas visitas técnicas a empresas de diversos setores, além de um momento cultural no Parque Terra Nostra para "estreitar as relações entre os músicos de cordofones dos quatro arquipélagos.