A Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas decidiu apresentar uma queixa à Inspeção Regional de Trabalho contra o Grupo Global Media que detém, no arquipélago, o jornal Açoriano Oriental e a Rádio Açores TSF.
Em causa está a decisão do Grupo de pagar o subsídio de Natal deste ano em duodécimos ao longo de 2024.
De acordo com o Sindicato, o pagamento do subsídio de Natal nestes moldes resulta de uma tomada de decisão unilateral, não existindo qualquer acordo assinado entre o grupo e os 28 profissionais do jornal e da rádio na Região – também, este mês, os ordenados foram pagos com uma semana de atraso.
A agravar a situação, o Sindicato refere ainda que se mantém desatualizada a tabela de remuneração referente ao Contrato Coletivo de Trabalho de 2010 e que o Contrato Coletivo de Trabalho, que iniciou a sua vigência em agosto de 2023, não está a ser aplicado.
Na passada semana, em entrevista à RTP Açores, o Presidente Executivo do Global Media afirmou que, devido a dificuldades financeiras, o Grupo não tinha possibilidade de proceder de outra forma com o universo total de cerca de 530 trabalhadores.