O PSD e o PS já escolheram os respetivos candidatos às Eleições Europeias de 9 de junho.
O Conselho Regional social-democrata aprovou, por unanimidade, indicar Paulo do Nascimento Cabral – antigo chefe de gabinete do presidente do Governo Regional que, atualmente, exerce funções na Representação Permanente de Portugal junto das Instituições Europeias – como candidato pelos Açores na lista nacional da Aliança Democrática.
Em comunicado, o partido adianta que foram ainda aprovadas as datas de 20 de julho para a eleição direta do Presidente do PSD/Açores e, de 20 a 22 de setembro, para o Congresso Regional em São Miguel.
No caso do Partido Socialista, a Comissão Regional aprovou, por 75% dos votos, indicar André Franqueira Rodrigues, atual deputado regional, como candidato pelos Açores à lista nacional do PS.
Por unanimidade, os socialistas aprovaram também as datas de 29 de junho para a eleição do Presidente do PS/Açores e, entre 27 e 29 de setembro, o Congresso Regional.
Nos últimos 5 anos não houve deputados dos Açores no Parlamento Europeu – neste momento, é ainda desconhecido se os lugares que ambos os candidatos açorianos vão ocupar nas listas nacionais são elegíveis, ou não.