O consórcio Newtour/MSAviation, agora designado por Atlantic Connect Group, apresentou uma proposta vinculativa para a aquisição de 85% do capital social da Azores Airlines.
A proposta por 85% foi de 17 milhões de euros. Inclui os voos internacionais e domésticos – no negócio estão ainda envolvidos nove aviões.
Em causa estão 850 mil ações a um valor unitário de 20€/ação.
O agora Atlantic Connect Group formado por Carlos Tavares, Tiago Raiano, Paulo Pereira e Nuno Pereira defende que a proposta submetida “considera a atual situação financeira da empresa e incorpora a visão estratégica dos empresários, orientada para a sustentabilidade da companhia e para a consolidação da sua operação, enquanto ativo estratégico para Portugal e para a Região Autónoma dos Açores”.
O documento tornado público refere que com esta organização unificada, os empresários reforçam a coerência e a clareza da proposta, assegurando uma comunicação a uma só voz com todos os interlocutores, começando pelos colaboradores da empresa”.
O concurso de privatização prossegue com a avaliação do júri, que será responsável pela realização de um relatório final sobre a proposta.
O prazo concedido pela Comissão Europeia para a privatização termina a 31 de dezembro de 2025.
Entretanto, no Parlamento, o Presidente do Governo mostrou satisfação pela apresentação da proposta.