Questionado pela RTP Açores, o Diretor Regional da Saúde disse desconhecer a situação, mas vai averiguar os procedimentos no aeroporto João Paulo II.
João, nome fictício, é residente em São Miguel, viajou a semana passada entre Lisboa e Ponta Delgada num voo da Azores Airlines. Fez previamente o teste à Covid-19, conforme determinam as regras em vigor, tendo obtido resultado negativo.
À mesma hora aguardavam pela recolha da bagagem passageiros provenientes de um voo interilhas, que não estão sujeitos à apresentação de testes. Quando se dirigia para a zona de controlo à covid foi interpelado por uma funcionária que, sem questionar qual o seu voo, lhe disse apenas que teria de sair por outra porta. João cumpriu a orientação recebida.
Assegurou à RTP/Açores que não foi o único passageiro incumpridor naquele momento. Só mais tarde, quando se apercebeu do erro e não conseguiu submeter o questionário online, ligou para a linha da saúde para reportar o sucedido.
Seguiram-se vários telefonemas que deram origem à abertura de um processo de averiguações. Por iniciativa própria e num laboratório privado, João acabou por fazer, esta quarta-feira, o teste do sexto dia, uma vez que aguarda ainda que as autoridades regionais o convoquem.
À RTP/Açores o Diretor Regional da Saúde disse desconhecer a ocorrência de qualquer tipo de irregularidade nos controlos a decorrer nos aeroportos.
RTP/Açores