A 27.ª jornada do campeonato de Portugal reserva emoções fortes neste sábado para Operário e Sporting Ideal, equipas açorianas que disputam entre si a fuga à despromoção na série E da competição, isto partindo do pressuposto que dificilmente qualquer uma delas fará mossa na campanha tranquila que o Moura está a realizar.
O Operário, que saiu da zona de despromoção na última jornada precisamente por troca com o Sporting Ideal, viaja até Vila Real de Santo António para defrontar o Lusitano local, último da tabela e já despromovido aos distritais. A vitória é o único resultado que interessa aos fabris para se manterem à tona de água.
O Sporting Ideal, que estreia mais um treinador na receção ao Moura – André São Miguel saiu e entrou Paulo Meneses – também precisa dos três pontos para não hipotecar a continuidade na prova. Pela frente os leões da Ribeira Grande vão ter um opositor que precisa de um ponto para selar a permanência em termos matemáticos.
A jornada 27 abre na sexta-feira com a receção do Sporting Guadalupe ao Mafra, jogo para cumprir calendário por parte dos graciosenses que, despromovidos, vão tentar complicar a vida ao líder Mafra. O mesmo se aplica ao Lusitânia que defronta, fora, o Pêro Pinheiro.
Ainda a fazer contas à vida está o Praiense, equipa que corre pela presença no play-off de subida. A formação da Praia da Vitória recebe o tranquilo Caldas com o pensamento nos três pontos, único resultado que lhe interessa para manter a esperança na subida ao segundo lugar da série D.
Acácio Mateus