Em comunicado, a Marinha informa que a ação de fiscalização dirigida à prática da atividade da pesca na Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas, no arquipélago dos Açores, foi realizada pela Polícia Marítima em colaboração com a Inspeção Regional das Pescas.
Durante a mesma ação foi detetada e fiscalizada uma embarcação de pesca local com quatro tripulantes a bordo, que se encontravam em plena atividade da pesca, com recurso a artes de pesca denominadas de "linhas de fundo", segundo a Marinha.
Por não ser permitida a prática da pesca em zonas protegidas, os elementos do comando local da Polícia Marítima de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, elaboraram "autos de notícia" e foram apreendidas "as quatro artes de pesca utilizadas".
Ainda de acordo com a Marinha, na mesma ação foram apreendidos cerca de 188 quilos de pescado diverso, dos quais cerca de 3,3 quilos foram doados a uma instituição de solidariedade.
"O restante pescado será vendido em lota, com o valor a reverter para o processo", acrescenta a Marinha.
Nesta ação estiveram empenhados três elementos dos comandos locais da Polícia Marítima de Ponta Delgada (São Miguel) e de Vila do Porto, três elementos da Capitania do Porto de Ponta Delgada e da Capitania do Porto de Vila do Porto, um elemento da Inspeção Regional das Pesca, apoiados por duas embarcações.
De acordo com o sítio na Internet dos Parques Naturais dos Açores, esta reserva natural situa-se a cerca de 33 milhas náuticas da ponta sudeste de São Miguel e a cerca de 20 milhas náuticas da ponta nordeste de Santa Maria, "constituindo um recurso natural de notável relevância e um verdadeiro berçário para muitas espécies marinhas, com uma extensão total de 52.393 hectares".