António Vitorino considera que o sistema eleitoral da Região é inovador por ser baseado num circulo de compensação e que pode servir de inspiração à revisão do sistema eleitoral no Continente.
O professor e antigo deputado foi o orador da Sessão Comemorativa dos 50 anos das primeiras eleições regionais e disse ainda que corrigir e compensar as assimetrias dos territórios insulares é um ato de justiça.