Autarca da Vila do Porto insiste na reabertura do Aeroporto de Santa Maria no período noturno

Autarca da Vila do Porto insiste na reabertura do Aeroporto de Santa Maria no período noturno

A Presidente da Câmara da Vila do Porto vai novamente insistir na reabertura do Aeroporto Internacional de Santa Maria no período noturno – em comunicado, Bárbara Chaves diz que vai reforçar novos contactos com as entidades competentes para o efeito, a começar pela própria ANA/VINCI, que gere esta infraestrutura.

O reforço da posição da Presidente do Município tem a ver com os dois últimos pedidos de aterragens de emergência: um pela companhia Avianca, em novembro com cerca de 250 passageiros, e outro da Air Europa, em dezembro com cerca de 355 passageiros.

Para Bárbara Chaves, estas situações reforçam a importância do Aeroporto como uma infraestrutura de apoio de retaguarda em caso de emergência para a aviação comercial transatlântica – a par das questões de segurança, a posição geostratégica de Santa Maria tem também potencialidades no apoio à operação de escalas técnicas da Business Aviation, sendo que as questões da manutenção do taxiway e melhoramento das zonas estacionamento serão também assuntos a reforçar.

A Presidente tinha já agendado uma reunião com o Ministro das Infraestruturas, para novembro de 2023, que acabou por não se realizar.

Também no decorrer da Visita Estatutária à ilha de Santa Maria, a autarca questionou o Governo Regional sobre a situação, tendo respondido a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas que iria reunir com as diversas entidades para resolver o problema.