O Governo português nega que a atual Administração norte-americana tenha decidido encerrar o consulado de Ponta Delgada, depois de notícias vindas a público que davam conta dessa possibilidade.
Mas hoje a Consul dos Estados Unidos em Ponta Delgada garantiu, numa curta declaração à Agência Lusa, que o Governo americano continua a avaliar a sua postura global.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros português a Administração Trump, como outras que a antecederam, analisaram as embaixadas e consulados que têm espalhados pelo mundo e não foi tomada decisão sobre os postos em Portugal.
A mesma fonte da diplomacia portuguesa referiu à Agência Lusa que quaisquer notícias sobre o assunto são apenas especulação.
Ontem o jornal The New York Times noticiou que o Departamento de Estado norte-americano incluiu o consulado de Ponta Delgada, numa lista de 12 representações diplomáticas a encerrar durante o verão.
O plano inclui, também, o despedimento de cidadãos locais que trabalham nas embaixadas e consulados dos Estados Unidos da América.
Esta sexta-feira, a Associação de Municípios dos Açores considerou que um eventual encerramento do consulado em Ponta Delgada seria uma notícia muito negativa para a Região, atendendo à estreita relação do arquipélago com os Estados Unidos.