O Gabinete de Crise decidiu baixar os níveis de Alerta Vulcânico do Vulcão de Santa Bárbara e do Sistema Vulcânico Fissural Oeste para V2, indicando que o sistema se encontra em fase de instabilidade, mas com sinais de acalmia.
A decisão baseia-se na tendência decrescente da atividade sísmica desde meados de dezembro.
Apesar de janeiro ter mantido a atividade sísmica acima do normal, com pequenos sismos, verificou-se uma diminuição, especialmente no perímetro do Santa Bárbara e nos Mistérios Negros.
O Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores sublinha que não foram registados sinais magmáticos ou hidrotermais significativos, nem anomalias nos gases ou águas.
Apesar da descida para V2, que já havia ocorrido em dezembro de 2024 e sido revertida, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) recomenda a manutenção das medidas de autoproteção.
A população deve continuar a acompanhar as informações oficiais da Proteção Civil, estando preparada para qualquer alteração que possa levar a novos ajustamentos nos níveis de alerta.