O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira terá um novo edifício para o seu Laboratório de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEBMO).
A Secretária Regional da Saúde, Mónica Seidi, revelou esta quinta-feira que a obra, há muito aguardada, será construída pela concessionária Haçor, no perímetro do próprio hospital.
Esta nova abordagem evita a expropriação de terrenos, que chegou a estar prevista com uma verba no Plano Regional Anual para 2025.
O investimento, estimado entre 10 a 15 milhões de euros, será suportado pela concessionária e integrado na Parceria Público Privada existente – o objetivo é evitar o agravamento da renda mensal, optando por uma extensão do prazo do contrato.
Mónica Seidi frisou que o projeto para este “serviço altamente especializado” era “impensável” de ser abandonado – o programa funcional preliminar já foi entregue à Haçor em setembro.
Para além de 1.500 metros quadrados dedicados ao laboratório e espaços de apoio, o novo edifício incluirá um hospital de dia de oncologia, uma unidade de paliativos (com internamento e hospital de dia) e um auditório com capacidade para 160 pessoas, respondendo a outras carências da unidade de saúde.
Apesar de ainda não haver datas para o arranque ou conclusão, a governante assegura que o objetivo é “dar as condições de excelência” ao SEEBMO e ao Hospital da Terceira.