Os aeroportos dos Açores registaram uma ligeira quebra no número de passageiros desembarcados em setembro, interrompendo uma sequência de crescimento que se mantinha desde 2022. De acordo com dados do Serviço Regional de Estatística (SREA), cerca de 247 mil viajantes chegaram à Região no último mês, menos 0,4% que no período homólogo.
Esta descida deveu-se sobretudo à redução de passageiros em voos internacionais (-11,5%) e nos voos provenientes do continente e da Madeira (-0,3%) – em sentido contrário, os voos interilhas foram os únicos a registar um crescimento, com um aumento de 4% nos desembarques.
Apesar deste recuo pontual, o balanço acumulado de janeiro a setembro de 2025 é ainda positivo, com cerca de 1,9 milhões de passageiros e um crescimento de 3,2% face ao ano anterior.
Ao nível das ilhas, São Miguel (-1,6%), Santa Maria (-2,7%) e Graciosa (-1,7%) registaram descidas nos desembarques. Por outro lado, Flores (+6,8%), Pico (+3,4%), Faial (+2,1%), São Jorge (+1,3%), Corvo (+0,9%) e Terceira (+0,5%) viram o seu movimento crescer.