Um professor de matemática foi considerado culpado do crime de maus tratos a um aluno da Escola Secundária Manuel de Arriaga, no Faial.
O Tribunal da Horta condenou o docente a dois anos e dois meses de pena de prisão suspensa.
O juiz considerou provado que, ao longo de quase quatro meses do ano letivo de 2022/2023, o docente humilhou e agrediu o estudante.
De acordo com a sentença do Tribunal, a que o Açoriano Oriental teve acesso, ficou provado que o arguido agiu com o intuito de causar dor, sofrimento físico e perturbação no bem-estar do aluno, aproveitando a posição de autoridade que detinha.
Durante esse período, o professor de 40 anos, natural da Povoação em São Miguel, fez comentários depreciativos sobre a aparência do aluno, cortou o seu cabelo com uma tesoura e empurrou com uma mão a cabeça do jovem contra a secretária, dando com a outra mão um cachaço no pescoço descoberto da vítima.
De acordo com o Tribunal, o arguido não demonstrou arrependimento e justificou os comportamentos como pequenas brincadeiras.