O projeto Life IP Climaz está a transformar 18 ribeiras em sete ilhas dos Açores, num esforço robusto para proteger as comunidades e o ambiente face aos desafios das alterações climáticas.
Com mais de nove quilómetros de troços já concluídos, o projeto plantou cerca de 35.000 exemplares de espécies endémicas, revelou o Governo Regional.
De acordo com Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, esta iniciativa representa “uma peça-chave” para a operacionalização do Programa Regional para as Alterações Climáticas.
O investimento global ronda os 20 milhões de euros, com um cofinanciamento de 60% da União Europeia, a ser executado até 2030.
Na ilha Terceira, por exemplo, ribeiras como a Grota das 8, Testo e Tapete já beneficiaram de intervenções focadas em melhorar a sua capacidade de resposta natural e reduzir a vulnerabilidade a cheias – estão ainda previstas novas ações na Agualva, Santo Antão e São Bento.
O objetivo é claro: garantir uma gestão sustentável dos recursos hídricos em todo o arquipélago, através de soluções baseadas na natureza, assegurando maior resiliência e proteção para os Açores.