Recolha seletiva de resíduos aumentou 16% (Vídeo)

A estatística é referente ao primeiro trimestre, período em que a produção de lixo indiferenciado baixou cerca de 1%.

Em nota enviada á comunicação social, a Musami, refere que os números têm duas explicações: uma maior consciência ambiental e a segunda é que devido ao confinamento e à paragem de vários sectores da economia os Açores estão a produzir menos lixo.

De janeiro a março, o papel e o cartão são os resíduos mais separados com cerca de 1056 toneladas, seguindo-se o plástico e metal com cerca de 743 e por fim o vidro com cerca de 507 toneladas.

Nesta altura, e apesar dos constrangimentos devido à pandemia, os horários de recolha seletiva porta a porta e indiferenciada mantem-se sem qualquer alteração nos horários.

As pessoas que estejam em isolamento profilático ou hospitalização domiciliária devem colocar o lixo em sacos resistentes borrifando com lixivia e só pondo no local de recolha após três dias.

Todos os resíduos recicláveis são postos em quarentena antes da triagem por razões de saúde pública.


RTP/Açores