A Região Autónoma dos Açores prepara-se para atrasar os seus relógios uma hora na madrugada do próximo domingo, 26 de outubro, marcando o início oficial do horário de inverno. Esta mudança, esperada anualmente, dará aos açorianos uma hora extra de descanso.
A alteração ocorrerá precisamente à 01h00 da manhã de domingo – nesse momento, os ponteiros deverão ser recuados 60 minutos, passando para as 00h00.
No restante território nacional, incluindo Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira, o ajuste será feito uma hora mais tarde. Às 02:00 de domingo, os relógios recuam para a 01:00.
Este regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva da União Europeia, em vigor desde 2000, que prevê o ajuste dos relógios no último domingo de março e no último domingo de outubro. A medida visa otimizar a utilização da luz natural ao longo do ano.
A próxima mudança para o horário de verão está já agendada para 29 de março de 2026. Até lá, os Açores viverão ao ritmo do horário de inverno, mais alinhado com as características desta estação.