Há seis contentores com resíduos parados no porto do Corvo à espera de serem carregados – para além do mau cheiro, o lixo está a destilar para o mar.
O presidente da Câmara diz que é uma questão de saúde pública e espera que a situação se resolva o mais depressa possível.
A RTP Açores já contatou o Capitão do Porto de Santa Cruz das Flores e o Secretário Regional do Ambiente.
Alonso Miguel diz que o navio vai fazer o carregamento dos seis contentores no dia 1 de agosto, depois destes resíduos, designados ‘refugo’, serem devidamente acondicionados e eliminados os lixiviados.
O Secretário do Ambiente esclareceu que foi feita a reprogramação para expedição dos contentores de resíduos.
Em vez de rumar à Terceira como estava inicialmente programado… o navio THOR seguiu para a Horta com quatro contentores de resíduos reclicáveis, que serão expedidos a partir do Faial para o continente.
Entretanto regressa ao Corvo esta terça feira para carregar os seis contentores, e rumará então à Terceira com estes e mais outros quatro contentores de resíduos recicláveis.
O Capitão do Porto de Santa Cruz das Flores confirma que não havia condições para os contentores terem sido transportados ontem e confirma também a viagem do navio THOR do dia 1 – Mendes Cabeças adiantou à RTP Açores que os contentores continuam no porto por não haver disponibilidade do manobrador da Portos dos Açores.
Por sua vez a Portos dos Açores, diz que nada foi solicitado e desconhece inclusive a viagem programada para a próxima terça-feira.