A primeira crítica partiu do CDS/Açores, liderado por Artur Lima, que na sexta-feira havia já declarado "não entender a opção da SATA, que não devia voar às terças-feiras para o Porto, mas sim às segundas-feiras ou quintas-feiras, de modo a que os terceirenses tivessem mais soluções de mobilidade para o exterior".
Os centristas dizem que vão propor que a SATA voe outro dia para o Porto, tendo já enviado um requerimento para a Assembleia Legislativa dos Açores a pedir esclarecimentos ao Governo Regional.
Hoje, o PSD/Açores, presidido por Duarte Freitas, mostrou-se também contrário a esta decisão.
"O Governo Regional está desorientado em matéria de transportes aéreos para a Terceira. Afinal, a decisão de retomar a rota foi tomada seis meses depois de garantirem que a mesma não era rentável. E agora prevê-se que as viagens – no próximo inverno IATA – se realizem à terça feira, precisamente um dos dois dias da semana em que a Ryanair faz aquela ligação", dizem os sociais-democratas eleitos pela Terceira.
E concretizam: "Não faz sentido voar no mesmo dia que uma companhia ‘lowcost’, que certamente apresenta tarifas muito mais vantajosas, ainda mais numa ligação que a SATA vai efetuar uma única vez por semana".