O coordenador regional do PCP entende que os resultados eleitorais obtidos pela CDU foram muito positivos.
O Partido dos Animais e Natureza (PAN) diz que cresceu eleitoralmente.
O representante do Chega nos Açores considerou "uma grande vitória" o facto do partido ter participado nas eleições autárquicas, concorrendo a oito autarquias, numa fase de grande turbulência interna.
Nas autárquicas de domingo, cinco concelhos mudarem de cor política nos Açores,com destaque para Horta e Praia da Vitória.
O presidente do PSD, e presidente do Governo Regional, disse estar convicto de que vai trabalhar com o poder local agora eleito para o desenvolvimento da Região.
O líder do PS/Açores disse no domingo que as eleições autárquicas "não foram" a segunda volta das eleições regionais de 2020, que levaram ao poder a coligação PSD/CDS/PPM, destacando que o PS lidera nove das 19 Câmaras da Região.
O PSD conquistou no domingo a maioria na Câmara de Ponta Delgada, a maior autarquia dos Açores, que o partido lidera há 28 anos, com a eleição do deputado regional Pedro Nascimento Cabral para presidente do município.
A nova presidente de câmara disse que quer direcionar a sua ação para a sustentabilidade e para o turismo.
O PS perdeu quatro câmaras municipais nos Açores, duas delas cidades.
Ouvida pela RTP-Açores, a nova presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória disse que a sua primeira prioridade será fazer uma auditoria às contas do município.
Ouvido pela RTP-Açores, após ter conquistado a câmara do Nordeste, António Miguel Soares, social democrata, prometeu continuar a trabalhar pelo desenvolvimento do concelho.
O líder do PPM, Paulo Estêvão, considerou no domingo que os resultados regionais nas autárquicas "são muito favoráveis para a coligação (PSD/CDS-PP/PPM)", que lidera o Governo Regional, pois "passa a existir nos Açores uma maioria de câmaras não socialistas".
A nova presidente (PS) da Câmara Municipal das Lajes do Pico diz que é com orgulho que vai dirigir a autarquia nos próximos quatro anos.
O líder regional do CDS, Artur Lima, sublinhou esta noite que o seu partido faz a diferença no arco autárquico regional.
Em entrevista à RTP-Açores, a presidente de câmara disse querer continuar a apostar na educação.
O PS voltou a ganhar a câmara de Vila Franca do Campo, mas perdeu a Assembleia Municipal.
O socialista diz que a sua vitória nesta autarquia de São Miguel se deve ao facto de ter feito uma gestão séria nos últimos oito anos.
O socialista estabelece como prioridades apoiar as famílias e as empresas.