
Informação
O chumbo do plano e orçamento da Região levou o Presidente da República a convocar os partidos com assento na assembleia legislativa regional para audiências em Belém! O que vai Marcelo Rebelo de Sousa decidir? Aguardar pela apresentação de novos documentos por parte do governo regional ou dissolver a Assembleia Legislativa Regional e marcar eleições antecipadas? As audiências aos partidos por parte do Presidente da República e a sua decisão vai estar em análise no Conselho de Redação, O olhar e o diagnóstico da realidade regional cabe a Paulo Simões, diretor do Açoriano Oriental, Rui Paiva, jornalista da Agência Lusa e corresponde do Público nos Açores e na Madeira, Pedro Moreira, jornalista da Antena 1 Açores e José Lourenço, diretor do Diário Insular.
O júri do concurso para a privatização da Azores Airlines revela na próxima semana o relatório final da análise feita às propostas concorrentes. Os dois consórcios selecionados contestaram o relatório preliminar. A privatização da Azores Airlines é uma imposição de Bruxelas e deverá estar concluída até 2025. Mas serão estes os melhores candidatos para garantir a continuidade da Azores Airlines e o seu papel de ligação entre as ilhas e o continente? O processo de privatização da Azores Airlines analisado por Paulo Simões, diretor do Açoriano Oriental, Osvaldo Cabral, diretor executivo do Diário dos Açores, Ana Paula Santos, jornalista da Antena 1/Açores e Susana Silveira, jornalista da RTP/Açores.
A proposta de Plano de Investimentos do Governo dos Açores para 2024 aumentou para 740 milhões de euros, mais seis milhões face à anteproposta apresentada aos parceiros sociais, devido ao reforço de verbas inscritas no Orçamento do Estado. Os documentos foram entregues na semana passada no parlamento regional, com a aposta a ser, diz o governo, a justiça social e a execução do Plano de Recuperação e Resiliência. Documentos de estabilidade e compromisso, diz José Manuel Bolieiro. Mas será que é deste Plano e Orçamento que os Açores precisam, neste momento? Ou seria necessário ir mais longe para fazer face à crise inflacionista e habitacional que se vive nesta altura no país e na região? O olhar e o diagnóstico da realidade açoriana cabe a Nuno Martins Neves, jornalista do Açoriano Oriental, Helena Fagundes, jornalista do Diário Insular, Rui Paiva, jornalista da Agência Lusa e correspondente do Público nas regiões autónomas, e Manuel Tomás, diretor do jornal Ilha Maior.
Da dotação global de 725 milhões de euros, a região apenas executou até agora 110 milhões, 15% da dotação global do Plano de Recuperação e Resiliência que vigora até 2026. Mas o Governo é ambicioso e quer ter todos os projetos executados até final de 2025 - Será esta uma meta possível? A Execução do PRR-Açores vai estar em análise no Conselho de Redação desta semana, onde temos também notícias positivas, negativas e em destaque! O olhar e o diagnóstico da realidade açoriana cabe a Paulo Simões, diretor do Açoriano Oriental, Herberto Gomes, jornalista da RTP, João Alberto Medeiros, jornalista da Agência Lusa, e João Aranda e Silva, jornalista.
A pouco mais de um mês da discussão do Plano e Orçamento regional, todas as dúvidas estão no ar. Será que os documentos apresentados pelo Governo serão aprovados? O chumbo dos mesmos decretará eleições antecipadas! É para isso que Governo de coligação e a oposição já se estão a preparar? Tema do Conselho de Redação desta semana - com a jornalista Ana Filipa Ferreira e os convidados: ▪ Osvaldo Cabral, Diretor-executivo do Diário dos Açores ▪ Rui Paiva, Jornalista Lusa ▪ Armando Mendes, Jornalista RTP ▪ Ricardo Freitas, Jornalista Antena 1 Açores