![Conversas com Ciência](https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/43898_68733_66380.png?format=pjpg&w=300)
Conversas com Ciência
Personalidades ligadas às ciências sociais e exatas passam por este programa de entrevista conduzido pelo jornalista Armando Mendes
Personalidades ligadas às ciências sociais e exatas passam por este programa de entrevista conduzido pelo jornalista Armando Mendes
As irmandades do Espírito Santo dão corpo a uma forma de democracia que existe há meio milénio nos Açores e que deveria ser tida em conta na organização política da sociedade, no entender de Antonieta Costa, que investiga as irmandades há décadas e tem apresentado o tema aos políticos. Mas eles não são sensíveis a este modelo de decisão democrática de base popular.
Num tempo em que o jornalismo tradicional luta pela sobrevivência financeira, há projetos que apostam em financiamento alternativo. É o caso do podcast Fumaça, cujo objetivo é existir e fazer investigação com donativos públicos e outras fontes fora da publicidade. O nosso entrevistado explica como é possível trilhar esse caminho.
Tem uma pequena vinha na zona demarcada dos Biscoitos, na Ilha Terceira. Sandro Mendonça aposta na qualidade e no apoio profissional e já viu esse esforço premiado a nível nacional com o seu vinho de nicho Lágrima do Atlântico. A vida profissional do nosso entrevistado é, porém, a moda masculina. A partir de Angra do Heroísmo veste personalidades nacionais e internacionais.
O Natal é uma das principais celebrações cristãs e o presépio transmite valores reconhecidos como universais - é a opinião do entrevistado, para quem o Pai Natal é um desvio ao Natal como ele deve ser visto e vivido. Associar o Natal ao consumismo exacerbado é outro desvio que deve ser combatido, porque para o Padre Nelson Pereira o Natal é do ser e não do ter.
A humanização da medicina e a promoção de uma dimensão ética na prática clínica são objetivos que o entrevistado deste episódio de Conversas com Ciência quer alcançar à frente da Associação dos Médicos Católicos da Diocese de Angra. Luís Cabral defende que o eterno debate entre Fé e Ciência deve sempre concluir por uma busca mútua da verdade.
Siga-nos nas redes sociais
Siga-nos nas redes sociais