Em comunicado, as Capitanias do Porto de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória referem que essas condições meteorológicas se devem manter na quinta e na sexta-feira nas ilhas Terceira e Graciosa.
As previsões nestas ilhas apontam para vento moderado, de norte, rondando para nordeste/leste na sexta-feira, acompanhado de um incremento significativo da agitação marítima, de noroeste. A altura significativa das ondas pode registar valores próximos dos cinco metros.
Face a estas previsões, é recomendado à comunidade marítima o reforço das amarrações das embarcações e a sua vigilância, sobretudo nas zonas mais exposta.
Às populações aconselha-se a evitar os passeios junto da orla costeira, próximo da linha de água, em particular nos molhes, quebra-mares, piscinas naturais e zonas balneares.
Também a Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta emitiram um alerta para a possibilidade de agravamento do estado do mar entre quarta e sexta-feira, aconselhando medidas de precaução como a vigilância na orla marítima e nos portos.
No grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo), a ondulação, de noroeste, poderá ultrapassar os quatro metros de altura significativa no final do dia de quarta-feira, situação que se deverá manter até às primeiras horas de sexta-feira.
Nas "ilhas do Triângulo" (Faial, São Jorge e Pico), a ondulação, de noroeste, poderá também atingir os quatro metros de altura significativa, informa ainda a Autoridade, que aconselha "uma atitude vigilante" junto à orla costeira.