A Presidente da Câmara da Vila do Porto vai novamente insistir na reabertura do Aeroporto Internacional de Santa Maria no período noturno – em comunicado, Bárbara Chaves diz que vai reforçar novos contactos com as entidades competentes para o efeito, a começar pela própria ANA/VINCI, que gere esta infraestrutura.
O reforço da posição da Presidente do Município tem a ver com os dois últimos pedidos de aterragens de emergência: um pela companhia Avianca, em novembro com cerca de 250 passageiros, e outro da Air Europa, em dezembro com cerca de 355 passageiros.
Para Bárbara Chaves, estas situações reforçam a importância do Aeroporto como uma infraestrutura de apoio de retaguarda em caso de emergência para a aviação comercial transatlântica – a par das questões de segurança, a posição geostratégica de Santa Maria tem também potencialidades no apoio à operação de escalas técnicas da Business Aviation, sendo que as questões da manutenção do taxiway e melhoramento das zonas estacionamento serão também assuntos a reforçar.
A Presidente tinha já agendado uma reunião com o Ministro das Infraestruturas, para novembro de 2023, que acabou por não se realizar.
Também no decorrer da Visita Estatutária à ilha de Santa Maria, a autarca questionou o Governo Regional sobre a situação, tendo respondido a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas que iria reunir com as diversas entidades para resolver o problema.