O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, através da Esquadra da Lagoa, da Divisão Policial de Ponta Delgada, no pretérito dia 18 e 19 de outubro, deteve dois homens, na freguesia do Rosário, no concelho da Lagoa, um por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes e outro por suspeita da prática do crime de violência doméstica.
Decorrente da notícia adquirida da prática do crime de tráfico de estupefacientes, em lugar público, por um homem que vendia droga aos que ali se deslocavam com este propósito, a Brigada de Investigação Criminal da Esquadra da Lagoa realizou várias diligências investigatórias que permitiram identificar o suspeito, de 31 anos, do sexo masculino, solteiro, desempregado e com antecedentes criminais.
Na sequência desta investigação, no pretérito dia 18 de outubro, a Esquadra da Lagoa desencadeou uma operação policial, nas imediações deste local, com o intuito de intercetar o presumível suspeito, a qual resultou na sua detenção, em flagrante delito, no exato momento em que vendia droga aos consumidores que o procuravam. Imediatamente a seguir, foi possível apreender mais de 300 euros, 27 doses de droga sintética, uma arma proibida e outros objetos indiciariamente provenientes da atividade de traficância.
Ao arguido, após ser presente a primeiro interrogatório judicial, foi aplicada uma medida de coação privativa da liberdade, a obrigação de permanência na habitação.
Numa segunda situação, no dia 19 de outubro, após uma denúncia da situação de violência doméstica, os polícias do carro-patrulha da Esquadra da Lagoa deslocaram-se imediatamente para o local, onde verificaram a presença de um homem de 54 anos, munido de uma arma branca, e com claros indícios de ter cometido agressões contra a sua companheira, momentos antes da chegada desta Polícia.
Face à gravidade dos ferimentos na vítima e o grau de agressividade do suspeito, foi imediatamente detido e, após ter sido presente em interrogatório judicial foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
O Comando Regional dos Açores sublinha a importância dos resultados obtidos no decurso das diligências policiais mencionadas, que permitiu identificar e travar os arguidos responsáveis pelos respetivos episódios criminais em apreço, restabelecendo a segurança e interrompendo os perigos em curso.
PSP – Comando Regional dos Açores