A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada defende a abertura de creches ao sábado para dar resposta às transformações familiares e às exigências do mercado de trabalho.
A ideia já foi transmitida, por escrito, ao presidente do Instituto da Segurança Social dos Açores.
Segundo a Associação empresarial das ilhas de São Miguel e de Santa Maria, a inexistência de creches abertas ao sábado representa uma dificuldade acrescida na conciliação entre a vida profissional e familiar, afetando sobretudo famílias monoparentais e trabalhadores em setores que não podem interromper a sua atividade.
Apesar de reconhecer que se trata de uma matéria complexa, a Câmara do Comércio destaca o relevante interesse coletivo desta proposta.
Também esta segunda feira a CGTP/Açores adianta, em comunicado, que há 400 crianças que esperam por vaga nas creches, que existem limitações na atribuição do horário flexível aos trabalhadores e acusa o Governo Regional de não resolver o problema, ao não investir no setor Público.
Entretanto, fonte oficial do Governo Regional adiantou à RTP Açores que, à data de hoje e após a conclusão da primeira fase do processo de seleção, encontram-se em lista de espera para admissão em creches 278 crianças.
Segundo a mesma fonte, em causa está uma redução superior a 60% na lista de espera, face a 30 de junho, devido à retirada de processos duplicados, à não contabilização de crianças que já foram inscritas, mas ainda não nasceram, e à não contabilização de menores que só necessitam de vaga a partir de janeiro de 2026.