Os Açores terão, a partir de 2026, um sistema inteligente de monitorização dos fluxos turísticos, que promete fornecer “dados objetivos” sobre o comportamento dos visitantes.
O anúncio foi feito pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, durante as audições do Plano e Orçamento dos Açores para o próximo ano, na Horta.
Este “produto inovador” permitirá uma gestão mais aprimorada e baseada em evidências, alinhada com os princípios do turismo sustentável e inteligente – “É uma ferramenta que materializa uma visão de futuro”, afirmou a governante, sublinhando que as decisões serão mais fundamentadas e contribuirão para a qualificação da oferta e inovação no setor.
A implementação deste sistema insere-se no Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores 2030, que tem como pilares a sustentabilidade e a inovação.
No âmbito do Plano e Orçamento para 2026, a Secretaria Regional liderada por Berta Cabral tem um planeamento de cerca de 403 milhões de euros.
Deste montante, 11,7 milhões de euros serão destinados a investimentos diretos no turismo, um setor que a Secretária classificou como o “mais dinâmico” da economia açoriana e com uma “consolidação sólida” – a mobilidade interilhas receberá 84,4 milhões de euros.
Berta Cabral concluiu que o Plano de Investimentos para as suas áreas de tutela é “muito robusto”, embora apresente uma “enorme exigência” no seu cumprimento.