O presidente da Câmara da Ribeira Grande diz que as cercas sanitárias são um "mal necessário".
A população será testada em massa numa operação que envolve 270 profissionais de saúde.
Os habitantes da vila mostram-se sensíveis sobre a medida imposta pelo Governo, que irá durar até ao dia 8 de dezembro.
Até ao dia 8 de dezembro existem restrições no que respeita a movimentações para entrar ou sair da vila.
O Diretor Regional da Saúde esclarece que a imposição desta cerca sanitária está relacionada com a forma de propagação do vírus e não com o número de casos identificados.
A Secretária Regional da Educação diz que o ensino à distância só se justifica em casos excecionais, mas promete rever os procedimentos até ao início do segundo período.
O Governo está a preparar medidas de apoio excecional aos pais e encarregados de educação que tiveram de ficar em casa devido ao encerramento de escolas.
As mudanças passam pela alteração de definição de contacto de risco e as orientações dirigidas aos Delegados de Saúde.
A Autoridade de Saúde diz que não há provas de transmissão do vírus Sars Cov-2 entre os alunos da Escola Tomás de Borba.
A escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, é um dos estabelecimentos de ensino que retomaram a atividade letiva, mas duas turmas estão em isolamento profilático, depois do rastreio realizado a professores e funcionários.
Na equipa masculina de voleibol da Fonte do Bastardo há mais cinco casos positivos.
O decreto estebelece o encerramento de escolas, o cancelamento de todos os eventos culturais e a proibição de circulação na via pública, mas estão previstas várias exceções.
Alguns estabelecimentos de educação estavam encerrados, por terem sido detetados casos positivos de Covid-19, desde o dia 22 de novembro.
O Governo decidiu prorrogar até à meia noite de 8 de dezembro a situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial e a situação de contingência nas restantes ilhas.
O presidente da junta de freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, pediu hoje aos habitantes da localidade para respeitarem a cerca sanitária que vigora a partir da meia noite de hoje.
O Governo Regional dos Açores deliberou várias medidas que estarão em vigor de 1 a 8 de dezembro.
A Associação Seniores de São Miguel promoveu um encontro por videoconferência para discutir temas como a saúde e a justiça nesta altura de pandemia.
Hoje registaram-se trinta e quatro, vinte e um em São Miguel e treze na Terceira.