Dos 15 casos suspeitos apresentados ontem, oito foram negativos, um positivo e os restantes aguardam recolha e/ou resultado.
A região tem neste momento 14 casos suspeitos e três casos positivos de Covid-19. Dois encontram-se no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e um no Faial.
À semelhança dos outros dois, é um caso importado do exterior, tendo realizado uma viagem pela Europa com duração de duas semanas.
Para além das unidades hospitalares as unidades de saúde de ilha também estão preparadas para receber utentes e a unidade de saúde de ilha de São Miguel tem internado um caso suspeito.
Tiago Lopes explica que as ilhas não vão ficar isoladas, os transportes aéreos e marítimos de cargas vão manter-se e as deslocações de passageiros vão ser asseguradas em casos urgentes.
Já estão no ativo centros de rastreio com capacidade de recolha de amostra biológica em Santa Maria e São Miguel, o que não invalida a capacidade de recolha domiciliar. As medidas estão tomadas para que se coloque um em funcionamento, na ilha Terceira, caso seja necessário, neste momento esse processo está a ser articulado com o hospital local.
A Linha de Saúde Açores passa a ser gratuita a partir de hoje.
O Diretor Regional da Saúde disse ser espectável que apareçam outras medidas por parte do Governo da República, e que o decréscimo nos números de passageiros tem tido uma diminuição bastante significativa.
RTP/Açores