Ponta Delgada acolhe este sábado a conferência ‘Cultura, Educação e Território no Lugar do Amanhã’, a primeira grande iniciativa do projeto PDL26 – Capital Portuguesa da Cultura.
O evento visa iniciar uma reflexão profunda sobre a ligação vital entre cultura e educação, esperando inspirar novos projetos na Região.
Katia Guerreiro, comissária da PDL26, sublinha a urgência de enraizar o conceito de que “cultura e educação são indissociáveis” para moldar um futuro diferente.
A conferência, que terá lugar no auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada, pretende discutir temas essenciais para o desenvolvimento, alinhados com o lema ‘Lugar do Amanhã’.
Antes do início dos trabalhos, será assinado o protocolo de financiamento do PDL26 entre os Ministérios da Cultura e da Economia (Secretaria de Estado do Turismo), o Governo Regional dos Açores e o município de Ponta Delgada.
A iniciativa pretende chamar a atenção para a necessidade de tornar a cultura acessível a todos, independentemente do seu local de residência ou condição social.
Katia Guerreiro realça que “ainda existem muitas pessoas que nunca entraram num museu, num teatro ou nunca assistiram a um espetáculo”, e a programação da Capital da Cultura procura mudar este paradigma.
Com um painel de abertura que inclui a Ministra da Cultura, o Ministro da Educação, o Presidente do Governo dos Açores e a Secretária Regional da Cultura, a conferência é aberta ao público e visa promover a interação e sinergias para a criação de projetos enraizados nas comunidades, preparando o terreno para 2026.