Mais de 90 artistas vão mostrar o seu trabalho em várias localidades da ilha Montanha.
Além das já habituais terças no museu com noites de cinema, exposições, o chá na montanha apresentando novas vozes artísticas.
A subida ao ponto mais alto de Portugal, uma atividade já anual, este ano dá as boas vindas a gaiteiros. No sábado, 13 de janeiro, liderados pela empresa de animação Épico, as audiências podem juntar-se para esta aventura e acompanhar a turma de gaiteiros e subir até à cratera do Pico, para o concerto de gaitas de foles.
Ross OC Jennings, "the first piper", um dos mais conhecidos gaiteiros no mundo, devido às suas participações em mais de 60 países, será uma das atrações para esta aventura. O objetivo do artista é de receber o Guiness World Record de levar a gaita de foles a mais cantos do mundo e, assim, vem pela primeira vez aos Açores e ao ponto mais alto de Portugal, no centro do Atlântico. Gaitamaker, Gonçalo Cruz, oriundo do Porto, também já garantiu a sua participação, assim como alguns elementos do Urro das Marés, de São Miguel. Na noite de sexta 12 de janeiro, os gaiteiros vão se juntar, em concerto, no Auditório do Museu dos Baleeiros, preparando-se, assim, para a caminhada do dia seguinte.