Lusitânia e Sporting Guadalupe viram confirmada a descida ao campeonato dos Açores no final da jornada 25 no campeonato de Portugal ao consentiram mais uma derrota na competição.
O Sporting Guadalupe precisava de um milagre para se salvar da descida nas seis jornadas que restavam da prova, objetivo que deixou de ser viável a partir do momento em que averbou mais um desaire caseiro. A formação da Graciosa recebeu e perdeu com o Fátima por 1-4, resultado que selou o regresso dos leões da ilha branca ao campeonato de futebol dos Açores.
Despromovido também está o Lusitânia que perdeu por 1-0 no terreno do Praiense. O golo de João Peixoto, de grande penalidade, manteve os encarnados da Praia da Vitória na luta pelo segundo lugar e carimbou a despromoção do conjunto da rua da Sé. Um derby com sabor agridoce na tarde deste domingo…
A manutenção também continua complicada para Sporting Ideal e Operário. Os verde-e-brancos receberam e perderam com o Louletano por 0-2 e continuam acima da linha de água com um ponto de vantagem sobre o Operário que perdeu no terreno do Estrela de Vendas Novas por 1-0.
Só que o Moura venceu em Casa Pia por 2-1 e elevou para oito e nove os pontos de vantagem sobre Sporting Ideal e Operário, respetivamente, afastando-se um pouco mais das contas da descida. Ou seja, Sporting Ideal e Operário vão discutir entre si quem garante a vaga em aberto, partindo do pressuposto que o Moura não deixar fugir uma vantagem de oito pontos quando estão apenas quinze em disputa.
Acácio Mateus