O campeonato de Portugal caminha a passos largos para o final e a 22.ª jornada da prova, que se disputa neste domingo, é de primordial importância para as quatro equipas dos Açores que estão na corrida pela permanência, quarteto que se mantém em zona de descida.
Vindo de uma derrota em casa, o Sporting Ideal vai tentar regressar aos pontos na deslocação ao continente onde vai defrontar o Armacenenses, formação que está tranquila na classificação e que deverá impor dificuldades aos leões da Ribeira Grande. No entanto, estes só podem pensar na vitória.
O mesmo se aplica ao Operário que recebe o Moncarapachense, opositor que soma os mesmos 17 pontos que os fabris, ou seja, é um adversário direto na luta pela salvação e os comandados de André Branquinho não podem desperdiçar mais pontos em casa sob pena de complicarem a já de si difícil tarefa de alcançarem a permanência.
Com o destino praticamente traçado – mas ainda com esperanças matemáticas – Lusitânia e Sporting Guadalupe defrontam o Caldas e o Coruchense, respetivamente, com os olhos postos num resultado que reforce o alento dos jogadores tendo em vista a manutenção.
Noutra frente, a da subida à II Liga, está o Praiense. Os pupilos de Francisco Agatão recuperarem terreno na última jornada e vão tentar dar seguimento à vitória na deslocação a Fátima onde vão medir argumentos com adversário que procura evitar a descida.
Acácio Mateus