O Sporting Ideal garantiu a permanência no campeonato de Portugal ao garantir a vitória no terreno do Casa Pia na última jornada da competição. Os leões da Ribeira Grande precisavam vencer para não depender de terceiros no que concerne à conquista da manutenção e os dois golos de Eliel valeram efusivos festejos no final do encontro.
O Casa Pia marcou primeiro mas o Sporting Ideal apresentou-se diferente, para melhor, no segundo tempo, conseguindo a reviravolta no marcador que retirou a equipa dos lugares de despromoção em virtude do empate que se verificava entre o Olhanense e o Estrela de Vendas Novas.
O bis de Eliel foi decisivo para a permanência do Sporting Ideal no campeonato de Portugal, concluindo a equipa a prova com 35 pontos somados, mais três que o Estrela de Vendas Novas que empatou a uma bola em Olhão.
Menos feliz foi a tarde de domingo para o Operário. Os fabris precisavam de uma conjugação de resultados favoráveis para se livrarem da subida mas as coisas nem lhes correram de feição na receção ao Farense, chegando ao intervalo em desvantagem no marcador.
Na segunda parte os pupilos de André Branquinho ainda reduziram a diferença mas não conseguiram evitar a derrota (2-3) que atira a equipa para o campeonato de futebol dos Açores.
Quanto à série D, as contas para as equipas açorianas já estavam fechadas, pelo que a última jornada serviu apenas para cumprir calendário. Os despromovidos Lusitânia e Sporting Guadalupe fecharam a temporada com vitórias – 2-0 ao Sintrense e 0-3 ao Caldas, respetivamente – enquanto o Praiense perdeu por 2-1 no terreno do Loures.
Acácio Mateus