A Região, tal como o restante país, entra a partir desta terça-feira numa nova fase de combate à condução sob a influência do álcool.
A campanha ‘Taxa Zero ao Volante’, que se estende até 10 de maio, envolve a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a GNR e a PSP em operações de fiscalização intensificadas nas estradas da região e do país.
O objetivo é claro: diminuir a sinistralidade e salvar vidas. As autoridades recordam dados preocupantes de 2023: um em cada quatro condutores falecidos em acidentes apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l. Ainda mais grave, três em cada quatro registavam uma taxa já considerada crime (igual ou superior a 1,2 g/l).
Conduzir alcoolizado duplica o risco de acidentes graves ou mortais, mesmo com uma taxa de 0,5 g/l – o álcool diminui a visão, provoca “visão em túnel” e altera o comportamento, levando a euforia e desinibição.
A ANSR, GNR e PSP alertam: o álcool ao volante é um perigo para todos – a campanha visa proteger a segurança nas estradas açorianas e em todo o território nacional.